sábado, 6 de outubro de 2007





É muito difícil escrever um post sobre a história dos Hoyt, então vamos fazê-lo resumidamente, já que as imagens falam por si.
Dick e Rick Hoyt são pai e filho, do estado americano de Massachussets. Rick nasceu em 1962, e durante o parto o cordão umbilical enrolou em seu pescoço, cortando o oxigênio. Os médicos aconselharam a internar Rick numa instituição para doentes mentais. Dick não aceitou a idéia.
Tentando criar seu filho da forma mais normal possível, alfabetizaram Rick em casa. Num dia engenheiros da Tufts University visitaram os Hoyt, contaram uma piada e Rick caiu na risada. O ano era 1972, e a família usou 5 mil dólares guardados para criarem um computador interativo onde Rick podia escrever na tela com pequenos movimentos de sua cabeça. Foi ai que Dick descobriu que Rick amava esportes e competições. Em 1975, Rick foi finalmente admitido numa escola publica. Dois anos mais tarde, disse a seu pai que gostaria de participar de uma corrida de 5 milhas para angariar fundos ao time de lacrosse da escola. Dick se ofereceu para empurrá-lo na cadeira de rodas durante o percurso.
O que se viu depois desse evento é uma das historias de superação mais comovente que pode existir.
Nascia ai a Equipe Hoyt. Começaram a competir pelo pais afora e não pararam mais. Depois competiram no exterior também. Corridas de rua, maratonas, e chegaram ao triathlon, onde Dick nada puxando Rick num bote adaptado, pedala numa bicicleta com ele junto, e corre empurrando seu carrinho. São uma equipe, um não existe sem o outro. Já estão chegando a mil eventos, 216 triathlons, 6 Ironman, 65 maratonas, sendo 25 destas a dura Maratona de Boston, mais de 200 provas de 10K e muitas outras.Dick está com 65 anos, e não pensa em parar.
Como disse antes, descrever os Hoyt é tarefa árdua. Assistam ao vídeo em http://liverun.blogtvbrasil.com.br/2007/10/05/team-hoyt--o-video, se já viram antes, vejam novamente. Vale a pena.

Nenhum comentário: