
sábado, 28 de julho de 2007
História da Maratona


O ano é 490 AC, em algum ponto entre a cidade de Marathon e o mar Egeu, na Grécia. Rolava a Primeira Guerra Médica, entre os atenienses e persas. A batalha não estava fácil pro lado grego, que estavam em número muito menor que os persas (algo parecido com a batalha das Termopilas, vista no filme 300). Os persas estavam avançando e quase chegando a Marathon, quando o rei Dario solicitou reforços. O comandante em campo da batalha, Milciades, resolveu escalar um bom corredor entre seus soldados, Fidipedes, para a tarefa. Lá se foi Fidipedes para Atenas, aproximadamente 40K de distância em terreno acidentado, e voltou com mais 10.000 soldados, e a batalha foi ganha. Milciades então resolve mandar Fidipedes (nas fotos, seu busto e o monumento em Atenas) de volta para Atenas a fim de contar a boa nova. Fidipedes foi, chegou a Atenas exausto, só conseguiu dizer uma palavra, “Niki” (vitória), caindo morto em seguida. Essa é a versão que os próprios organizadores da maratona de Atenas adotam, inclusive seguindo o trajeto original do herói grego. Mas essa não é considerada a versão verdadeira.
O relato mais factível vem do historiador Heródoto. Nascido em 484 AC, portanto 6 anos antes da batalha de Marathon, relata em suas “Histórias” que na verdade Fidipedes correu até Esparta, 233K, recebeu um sonoro não como resposta, porque os espartanos estavam em pleno festival de Artemis e só concordariam em encarar a briga depois do encerramento, em nove dias, quando chegaria a lua cheia. Lá vai nosso atleta fazendo o caminho de volta no mesmo pique, trazendo a má noticia a seus comandantes. Os atenienses então resolveram partir pro ataque surpresa ao exército persa, ainda próximo a suas embarcações na planície de Marathon, distante 40K do local onde as tropas estavam acampadas. Isso fez os persas recuarem. Depois da expulsão dos persas, chegam 2.000 espartanos, e ficaram impressionados com a vitória dos atenienses. Não há menção de mensageiro nem morte de Fidipedes, que supostamente fez os 233K ate Esparta em um dia. Em 1896, na primeira olimpíada da história, Fidipedes foi homenageado com a criação da maratona, corrida de 40K, mesma distancia de Marathon a Atenas. E por que a maratona moderna tem a distância de 42.195K? Isso se deu pela primeira vez em 1908, nos jogos olímpicos de Londres. O comitê organizador dos jogos estabeleceu esta marca para que a família real britânica pudesse ver a chegada da sacada do Palácio de Windsor. O recorde atual da maratona é de Paul Tergat, queniano, com o tempo de 2h04min55sec, em Berlim, 2003.
Cabeça Iluminada

sexta-feira, 27 de julho de 2007
Corridas de Aventura

Em família

A família de corredores merece comemorar as vitórias.
Kinsei

A revista Men’s Health descreveu muito bem o Kinsei: “tem mais tecnologia embutida que uma nave espacial”. O que mais chama a atenção visualmente é o gel exposto no calcanhar, o que lhe confere uma aparência futurista.
No entanto, o Kinsei não é unanimidade. Não e difícil encontrar corredores detonando o tênis em fóruns e blogs, principalmente nos Estados Unidos.
Veredicto LiveRun: simplesmente o melhor tênis de corrida já experimentado . A eficaz absorção de impacto é completada por maior impulsão, ajudando o corredor a conseguir velocidade com menos esforço.
Custa caro, mas vale cada centavo. Se fosse um carro, seria uma Ferrari Enzo.
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Corrida Noturna
Vem crescendo o número de corridas noturnas no Brasil. Com clima festivo e descontraído, os corredores normalmente não se preocupam muito com o tempo nesse tipo de prova, o que vale mais é a diversão. A próxima prova acontece em São Paulo, a Rbk Night Run. A primeira edição da corrida foi um sucesso, em Maio passado, contando com 2.530 concluintes, que aprovaram os túneis com DJs, projeções de luzes e grafiteiros. A Rbk Night Run será disputada nas modalidades 5K e 10K, na USP, no dia 11 de Agosto de 2007. Inscrições ainda abertas! www.nightrun.com.br.
Badwater – Recorde quebrado por Valmir Nunes!

Parabéns para o nosso ultramaratonista campeão!
Badwater

Conhecida como “desafio de campeões”, a Badwater se inicia no deserto de Death Valley, na Califórnia, o ponto mais baixo do hemisfério norte, e termina em Mt. Whitney Portals, o ponto mais alto dos Estados Unidos. O percurso de 217 K (135M) passa por três montanhas, sobe a 3.962 metros, mais 1.433 metros de descida, e juntando a isso temperaturas na faixa dos 55 C, temos a corrida mais casca grossa do planeta. O asfalto quente costuma derreter a sola dos tênis, o que faz os atletas correrem em cima da faixa branca no trecho da estrada.
Quer saber quem ganhou a última edição, que ocorreu nos dias 23 a 25 de Julho passado?
Veja o próximo post e descubra.
Corra!!
Correr é uma atividade natural do ser humano.
Quando aprende a caminhar, o homem já está apto a correr.
Correr também pode ser uma atividade apaixonante.
Como esporte, vem conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
O LiveRun é um espaço onde qualquer pessoa, seja um aspirante a corredor, veterano maratonista, ou mesmo um sedentário com vontade de deixar de ser pode participar e trocar informações sobre o mundo das corridas.
Corra! Não interessa onde, quando nem por que. Corra bem, corra certo, com acompanhamento e limites.
Seu corpo agradece.
Quando aprende a caminhar, o homem já está apto a correr.
Correr também pode ser uma atividade apaixonante.
Como esporte, vem conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
O LiveRun é um espaço onde qualquer pessoa, seja um aspirante a corredor, veterano maratonista, ou mesmo um sedentário com vontade de deixar de ser pode participar e trocar informações sobre o mundo das corridas.
Corra! Não interessa onde, quando nem por que. Corra bem, corra certo, com acompanhamento e limites.
Seu corpo agradece.
Assinar:
Postagens (Atom)