sábado, 28 de julho de 2007

Maratona de Atenas - Altimetria


Maratona de Atenas.

História da Maratona



Muito se fala sobre a famosa maratona, a corrida de 42.195K mais importante nos jogos olímpicos. Mas você conhece a verdadeira história da Maratona?
O ano é 490 AC, em algum ponto entre a cidade de Marathon e o mar Egeu, na Grécia. Rolava a Primeira Guerra Médica, entre os atenienses e persas. A batalha não estava fácil pro lado grego, que estavam em número muito menor que os persas (algo parecido com a batalha das Termopilas, vista no filme 300). Os persas estavam avançando e quase chegando a Marathon, quando o rei Dario solicitou reforços. O comandante em campo da batalha, Milciades, resolveu escalar um bom corredor entre seus soldados, Fidipedes, para a tarefa. Lá se foi Fidipedes para Atenas, aproximadamente 40K de distância em terreno acidentado, e voltou com mais 10.000 soldados, e a batalha foi ganha. Milciades então resolve mandar Fidipedes (nas fotos, seu busto e o monumento em Atenas) de volta para Atenas a fim de contar a boa nova. Fidipedes foi, chegou a Atenas exausto, só conseguiu dizer uma palavra, “Niki” (vitória), caindo morto em seguida. Essa é a versão que os próprios organizadores da maratona de Atenas adotam, inclusive seguindo o trajeto original do herói grego. Mas essa não é considerada a versão verdadeira.

O relato mais factível vem do historiador Heródoto. Nascido em 484 AC, portanto 6 anos antes da batalha de Marathon, relata em suas “Histórias” que na verdade Fidipedes correu até Esparta, 233K, recebeu um sonoro não como resposta, porque os espartanos estavam em pleno festival de Artemis e só concordariam em encarar a briga depois do encerramento, em nove dias, quando chegaria a lua cheia. Lá vai nosso atleta fazendo o caminho de volta no mesmo pique, trazendo a má noticia a seus comandantes. Os atenienses então resolveram partir pro ataque surpresa ao exército persa, ainda próximo a suas embarcações na planície de Marathon, distante 40K do local onde as tropas estavam acampadas. Isso fez os persas recuarem. Depois da expulsão dos persas, chegam 2.000 espartanos, e ficaram impressionados com a vitória dos atenienses. Não há menção de mensageiro nem morte de Fidipedes, que supostamente fez os 233K ate Esparta em um dia. Em 1896, na primeira olimpíada da história, Fidipedes foi homenageado com a criação da maratona, corrida de 40K, mesma distancia de Marathon a Atenas. E por que a maratona moderna tem a distância de 42.195K? Isso se deu pela primeira vez em 1908, nos jogos olímpicos de Londres. O comitê organizador dos jogos estabeleceu esta marca para que a família real britânica pudesse ver a chegada da sacada do Palácio de Windsor. O recorde atual da maratona é de Paul Tergat, queniano, com o tempo de 2h04min55sec, em Berlim, 2003.

Cabeça Iluminada

Para aqueles que são chegados numa corrida noturna e nem sempre podem contar com a segurança de parques, o Lite & Motion hat é perfeito. Com um led integrado e um sistema de lentes a luz chega longe, com a vantagem de ser ultra leve e resistente a vibrações e choques. Alimentado por baterias de lithium, possui também compartimento para um tag com informações pessoais. Ideal para aquelas ultra maratonas que cortam estradas. Pode ser encontrado no site Zombie Runner (link no título do post), U$ 21,95.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Corridas de Aventura

A corrida de aventura é uma modalidade recente, originada na década de 80 na Nova Zelândia. O objetivo de seu surgimento foi a prática de esportes integrada com a natureza. No final dos anos 80, o francês Gerrar Fusil viajou para a Terra do Fogo, na Argentina, e teve a iniciativa de organizar um evento esportivo com o intuito de explorar a localidade. Surgia assim a Raid Gauloises, corrida de exploração onde não são permitidos veículos motorizados, o que permitiu a expansão das corridas de aventura mundo afora.

Em família

Juliana Santos venceu com tranqüilidade os 1500M feminino no Pan, e recebeu a medalha de ouro. Cruzou a linha de chegada quase dois minutos antes da segunda colocada, com um tempo de 4min13seg36. Seu marido Marilson dos Santos ganhou a prata nos 10K.
A família de corredores merece comemorar as vitórias.

Motivação



“Se você acredita, irá conseguir”

Kinsei

A Asics lançou no ano passado o modelo de tênis de corrida mais avançado do planeta, o Gel Kinsei. Seria preciso um texto muito longo para descrever tudo (visite o website).
A revista Men’s Health descreveu muito bem o Kinsei: “tem mais tecnologia embutida que uma nave espacial”. O que mais chama a atenção visualmente é o gel exposto no calcanhar, o que lhe confere uma aparência futurista.
No entanto, o Kinsei não é unanimidade. Não e difícil encontrar corredores detonando o tênis em fóruns e blogs, principalmente nos Estados Unidos.
Veredicto LiveRun: simplesmente o melhor tênis de corrida já experimentado . A eficaz absorção de impacto é completada por maior impulsão, ajudando o corredor a conseguir velocidade com menos esforço.
Custa caro, mas vale cada centavo. Se fosse um carro, seria uma Ferrari Enzo.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Corrida Noturna

Vem crescendo o número de corridas noturnas no Brasil. Com clima festivo e descontraído, os corredores normalmente não se preocupam muito com o tempo nesse tipo de prova, o que vale mais é a diversão. A próxima prova acontece em São Paulo, a Rbk Night Run. A primeira edição da corrida foi um sucesso, em Maio passado, contando com 2.530 concluintes, que aprovaram os túneis com DJs, projeções de luzes e grafiteiros. A Rbk Night Run será disputada nas modalidades 5K e 10K, na USP, no dia 11 de Agosto de 2007. Inscrições ainda abertas! www.nightrun.com.br.

Hudson de Souza!

Ao fazer os 1500 metros rasos em 3min:36sec32, Hudson de Souza levou a medalha de ouro nos jogos Pan Americanos. De quebra bateu o recorde da prova, que era de Joaquim Cruz, 3min40sec28, de 1995.
Mais um recordista brasileiro ajudando a incentivar o esporte!

Badwater – Recorde quebrado por Valmir Nunes!

O vencedor da ultramaratona Badwater ocorrida em 23-25 de Julho de 2007 é brasileiro. Valmir Nunes, 43, não só venceu a prova como bateu o recorde, percorrendo os 217 K em 22:51:29. O interessante é o press release da corrida deste ano, que estimou o tempo do vencedor entre 24 a 28 horas. Não sabiam que a estréia de Valmir Nunes na Badwater modificaria estes parâmetros, já que o recorde anterior, do americano Scott Jurek era de 24:36:08, em 2005. Como se pode ver na foto da chegada, Valmir chegou inteiro!
Parabéns para o nosso ultramaratonista campeão!

Badwater

A corrida de resistência considerada mais difícil do mundo se chama Badwater Ultramarathon.
Conhecida como “desafio de campeões”, a Badwater se inicia no deserto de Death Valley, na Califórnia, o ponto mais baixo do hemisfério norte, e termina em Mt. Whitney Portals, o ponto mais alto dos Estados Unidos. O percurso de 217 K (135M) passa por três montanhas, sobe a 3.962 metros, mais 1.433 metros de descida, e juntando a isso temperaturas na faixa dos 55 C, temos a corrida mais casca grossa do planeta. O asfalto quente costuma derreter a sola dos tênis, o que faz os atletas correrem em cima da faixa branca no trecho da estrada.
Quer saber quem ganhou a última edição, que ocorreu nos dias 23 a 25 de Julho passado?
Veja o próximo post e descubra.

Corra!!

Correr é uma atividade natural do ser humano.
Quando aprende a caminhar, o homem já está apto a correr.
Correr também pode ser uma atividade apaixonante.
Como esporte, vem conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
O LiveRun é um espaço onde qualquer pessoa, seja um aspirante a corredor, veterano maratonista, ou mesmo um sedentário com vontade de deixar de ser pode participar e trocar informações sobre o mundo das corridas.
Corra! Não interessa onde, quando nem por que. Corra bem, corra certo, com acompanhamento e limites.
Seu corpo agradece.