quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Spartathlon!




Entre 28 e 29 de Setembro vai acontecer a famosa Spartathlon, a ultramaratona baseada na descrição de Heródoto e considerada o relato mais fiel sobre a Batalha de Marathon. A Spartathlon busca seguir o caminho mais correto possivel de Fidipedes, ao ir buscar reforços em Esparta para combater os invasores persas (ver post “A Historia da Maratona”). A rota segue de Atenas, passando por Corinto, Nemea, Lyrkia, Nestani, Tegea, e finaliza em Esparta. A corrida é dura, com uma elevação que vai do nível do mar ate 1.200m, e as condições do tempo não costumam ajudar muito. Há 75 pontos de controle, e cada um deles possui marcação de tempo dos atletas. A distância total a ser percorrida é de 245.3K.
A idéia da criação deste percurso foi de John Foden, comandante da Força Aérea Inglesa, estudioso da cultura grega, que junto com 4 colegas resolveu percorrer a rota de Fidipedes. Em 8 de Outubro de 1982 começaram a aventura, e John Foden chegou a frente da estatua de Leônidas, em Esparta, depois de 36 horas de árdua corrida. Assim, provaram que Heródoto estava certo, era possível correr 245.3K pelos montes da Grécia e sobreviver!
Em 1894, criaram a International Spartathlon Association. A Spartathlon é considerada uma das mais difíceis corridas do mundo, e um dos maiores desafios para qualquer corredor de ultramaratona.
Para maiores informações, há a venda um livro sobre como se preparar para a heróica tarefa.
Contatos:


SPARTATHLON CLUB OF THE BRITISH ISLES


141 Davies Road, West Bridgford, Notingham


NG2 5HZ,


ENGLAND


Tel. (0115) 981 6892


Nenhum comentário: